Histórias e curiosidades sobre fliperamas e pinball!

Que tal saber um pouco mais sobre a origem dessas fantásticas máquinas de diversão?

Fliperama

Fliperama é um estabelecimento destinado ao uso de máquinas do tipo "pinball" , o nome "flipper" vem das alavancas usadas para controlar a bola em pinball. O termo pode remeter ainda às máquinas de "arcade" propriamente ditas. Apesar desta última definição ser a mais distante da original, é atualmente a mais utilizada, devido ao fato das máquinas do tipo "arcade" serem em maior número do que as máquinas de "pinball" em quase todos os fliperamas. 

Clássicos dos fliperamas

 

 

Máquina e Pinball

Pinball é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que uma ou mais bolas de metal caiam no espaço existente na parte inferior da área de jogo. A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela área de jogo, aumenta a pontuação do jogador.

As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se sofisticando. Na segunda metade dos anos 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes e maior complexidade de jogo. No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética. 

 

 

A evolução dos jogos outdoor

As origens do pinball se misturam com a história de muitos outros jogos. Jogos de arremessar bolas em um campo como a bocha, praticados em ambientes abertos, naturalmente evoluíram para jogos de bater em bolas com bastões com o objetivo de lança-las contra obstáculos. O críquete e o Shuffleboard são exemplos de tais jogos.

Com o tempo, surgiram versões destes jogos que eram praticadas em mesas, como o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche. Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas máquinas de pinball modernas.